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Maestro Paulo Leniuson
Prática de orquestra e violino
Começou seus estudos aos sete anos de idade na Catedral Metropolitana de Fortaleza, transferindo-se para o centro de formação de instrumentistas de cordas do SESI, sob a orientação do professor Vasquem Fermaniam. Em 1994 concluiu o curso de bacharelado em música com habilitação em violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação do professor Yerko Pinto. Participou de master classes de violino com os professores Erich Lehninger, Ewe Kleber, Sidney Harth, Alexander Mandl e Elisa Fukuda.
Começou seus estudos aos sete anos de idade na Catedral Metropolitana de Fortaleza, transferindo-se para o centro de formação de instrumentistas de cordas do SESI, sob a orientação do professor Vasquem Fermaniam. Em 1994 concluiu o curso de bacharelado em música com habilitação em violino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação do professor Yerko Pinto. Participou de master classes de violino com os professores Erich Lehninger, Ewe Kleber, Sidney Harth, Alexander Mandl e Elisa Fukuda.
Atuou na classe de regência no
Festival Eleazar de Carvalho nos anos de 2000 com o professor Hiroyuki Shimitzu
e 2001 com o professor Nelson Niremberg. Como maestro assistente da Orquestra
de Câmara Eleazar de Carvalho, de Fortaleza, regeu concertos com o violonista
Zé Menezes, concertos oficiais 2009 e programa Brasil - França 2010. Atuou como
solista do CD As Quatro Estações (Verão e Inverno) pelo selo Viola, bem como do
2° movimento do concerto de Kachaturian, do CD Paraíba in Concert, pelo mesmo
selo.
Participou como instrumentista
na Camerata da Universidade Federal do Ceará (UFC), Orquestra Sinfônica Jovem
da Paraíba, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Recife,
Orquestra de Câmara Armorial e Orquestra da Fundação Isabel Burirty. Atuou
também como spalla da Orquestra Ópera Brasil do Maranhão e da Orquestra de
Câmara Eleazar de Carvalho (1996 – 2002).
Atualmente é o regente
assistente da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e exerce intensa
atividade como violinista, diretor musical, arranjador, regente e compositor,
com reconhecido trabalho no cenário musical cearense.
MOISÉS LEVY
Violoncelo
Iniciou seus estudos de violoncelo em 1994, na classe do Professor Dr. Áureo de Freitas, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA).
Iniciou seus estudos de violoncelo em 1994, na classe do Professor Dr. Áureo de Freitas, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA).
É formado em licenciatura
plena em Música pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e é Bacharel em
Violoncelo pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde teve como mestres os
professores Antônio Del Claro(SP) e Suzana Kato(BA).
Participou de Master Classes
com os violoncelistas Richard Markson(UK), David Chew(UK), Nelson Videla(CHL),
Andrey Tchakimazov (RUS), Tania Lisboa(BRA-UK), dentre outros.
Participou de Festivais no Rio
de Janeiro, Londrina e festivais de música de câmera do Pará.
Atualmente é integrante da
Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e professor de violoncelo do Instituto
Estadual Carlos Gomes e está sob a orientação da professora Msc. Nelzimar
Neves(BRA-USA).
MARCUS VINICIUS GUEDES
Violino
Violinista paraense, iniciou seus estudos em 1993 na classe do professor Nicolai Khit (Rússia).
Desde 1997 participa do
Festival de Música de Câmara do Pará integrando diversas orquestras e grupos de
música de câmara. Tomou parte, também, de festivais como: Festival de Música de
Londrina (PR), Festival Eleazar de Carvalho (Fortaleza-CE) e Festival de Música
de Santa Catarina – FEMUSC (2009 e 2010). Participou de Master Class com os
professores Serguei Kravtchenko, Eva Szekely, Evguene Ratchev, Ludwig Durichen,
Fernando Hassaj, Miriam Fried, Shmuel Askenasi, Charles Stegman, entre outros.
Em 2004 concluiu o Bacharelado
em Música pela Universidade Estadual do
Pará / Fundação Carlos Gomes) na classe do professor Serguei Firsanov
(Rússia).
Como solista atuou frente à
Amazônia Jazz Band, Orquestra Sinfônica do Teatro de Paz e Orquestra Jovem do
Pará, onde executou “As Quatro Estações” de Vivaldi, sob a regência de Richard
Markson. Recebeu em 2006 a placa “Waldemar Henrique” outorgada pela Câmara
Municipal de Belém. Neste mesmo ano assumiu a regência da Orquestra Jovem da
Fundação Carlos Gomes. No período de janeiro a março de 2008 esteve, a convite
da Professora Eva Szekely, na Universidade de Missouri, na qualidade de aluno
visitante.
Atualmente é professor de
violino do Instituto Estadual Carlos Gomes e da Fundação Amazônica de Música,
além de concertino da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz.
RODRIGO SANTANA
Viola
Nascido em Belém, iniciou seus estudos de violino em outubro de 1998 com o Prof. Antônio de Pádua, passando, no ano seguinte, para o Prof. Paulo Keuffer e integrando a Orquestra Jovem de Cordas da Universidade Federal do Pará, ocupando o lugar de spalla. Posteriormente passou a encargo do Prof. Celson Gomes, que junto com a Orquestra Jovem apresentaram-se em renomados festivais brasileiros nas cidades de Belém (PA), Londrina (PR), Juiz de Fora (MG), Bragança Paulista (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR); tendo aula com professores como: Miguel Campos (PA), Jairo Chaves (PA), Paulo Bosísio (RJ), Daniel Guedes (RJ), Renato Bandel (SP), Emerson de Biaggi (SP), Samuel Spinoza (Chile/PB), Cecília Guida (Argentina/SP), Waleska Haidelich (Alemanha/Brasil), Anna Preyss-Bator (Polônia), Eva Szekly (Estados Unidos), Fernando Rasaj (Uruguai), Sonja Van Beek (Holanda), Frida Ansaldi (Chile/Alemanha), Carol Rodland (Estados Unidos) e Eva Suslikova.
Participou durante três anos
consecutivos do curso de orquestra ministrado pelo Prof. Richard Markson, onde
foi spalla da orquestra na primeira execução completa em Belém da obra
“As Quatro Estações” - A. Vivaldi; durante esses cursos teve seu primeiro
contato com a viola, onde a partir do ano de 2006 passou a se dedicar
integralmente a esse instrumento.
Atualmente possui o grau técnico em
violino, pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará; grau superior
em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música, pela
Universidade do Estado do Pará; e, é aluno do Prof. Dr. Emerson de Biaggi
através de um convênio entre UEPA e Fundação Carlos Gomes. Ocupa a cadeira de
professor-orientador do curso de violino e viola no Conservatório Carlos Gomes
e chefe do naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).
NATÁLIA LEPRI
Canto e Movimento
Natural de Londrina-Pr, começou seus estudos de piano erudito no Conservatório Musical de Londrina aos 9 anos de idade e já aos 15 anos cantava profissionalmente.
Aos 16 anos entrou para o coral juvenil da Universidade
Estadual de Londrina e prosseguiu solista do coro até 2011.
Estudou canto com as professoras Lucy Maurício Schimiti
(Londrina-Pr), Regina Lucatto (Rio de Janeiro-RJ), além de ter participado de
oficinas com Deco Fiori (Rio de Janeiro), Reynaldo Puebla (Argentina), Maria
Guinand (Venezuela), Patrícia Costa (Rio de Janeiro), Amélia Rabello (Rio de
Janeiro), Iza Taube (Campinas) e Pablo Trindade (Porto Alegre) entre outros.
Fundadora do grupo vocal Acorde Torto, também atuou como
atriz e cantora em musicais como Ópera do Malandro, Gota D’água, Forrobodó,
Péga Rapaz (Amor por Anexins), Suíte Cabaré e Os Saltimbancos.
Atualmente é professora de técnica vocal do Conservatório
Musical de Londrina, e atua como atriz e cantora no trio vocal Mambembe, que
estréia em 2012 uma releitura do espetáculo “A ópera do Malandro”.
MANASSÉS MALCHERTrombone e Oficina de Jazz e Improvisação
Manassés Costa Malcher,
iniciou seus estudos artísticos no Conservatório Carlos Gomes onde concluiu com
sucesso o curso Tenico 1 e 2 . Foi Integrante da Orquestra Jovem e Banda Sinfônica ambos os
grupos oferecidos pelo Conservatório Carlos Gomes. Desde ai então, vem participando de várias
atividades musicas dentro e fora do
Estado do Pará.
Participou de vários Master-Classes
com professores de renome internacional como: Prof.
Radegundes Feitosa (BR); Mark Lawrence (USA); Phil Wilson (USA), Per Brevig
(USA); Vern Cagarice (USA); Christopher
Houlding (Inglaterra); Niels Johansen (DK); Ben Van Dijk (Holanda);
Armin Bachmann (Alemanha); Bart Van Lier (Holanda); e Festivais de Música tais como: Campos do Rio, Rio de Janeiro
(BR), Londrina (BR), Curitiba (BR), Campos do Jordão, São Paulo (BR), “ITA”
Festival Internacional de Trombone em Wesel (Alemanha) e “ITA” Festival
Internacional de Trombone em Essen (Alemanha).
Foi um dos pioneiros musico da
Orquestra de Jazz Amazônia Jazz Band, assim como, da Orquestra Sinfônica do
Theatro da Paz
.Estudou no
Conservátorio Rimski-Korsakov (Russia), uns dos mais famosos Conservatórios do
Mundo, tendo como o professor principal o renomado Boris Vinogradov.
Na Alemanha, ingressou no Bacharelado em
Música da Escola Superior de Música “Hochschule für Musik Detmold” e tendo como
principal professor Heinz Fadle em trombone tenor, onde concluiu o curso em
2004.
No mesmo ano foi aprovado no
Mestrado em Música, especialidade trombone baixo com professor Heinz Kricke na
Escola Superior de Música “Folkwanghochchule” em Essen (Alemanha), onde
concluiu com exito em 2007.No período de 2004 a 2008 atuou
como trombonista da Orquestra Sinfônica Internacional Dortmund e da Orquestra Jazz Sinfônica Show do Circo
Roncalle, ambas na Alemanha.
Além da formação clássica,
estudou entre 2007 a 2009 na escola Superior
de Música “Folkwanghochschule”, modalidade trombone Jazz sob a orientação de um
dos melhores e mais famosos trombonistas de Jazz da atualidade Bart Van Lier
(Holanda).
Mestre em “Músico de Orquestra” na Academica “Orchesterzentrum NWR” que é um convênio entre todas as orquestras sinfônicas e faculdades superiores de música do estado Nordheinwestfalen (Alemanha). teve como mentor o renomado prof. Christopher Houlding (Inglaterra). O Objetivo deste curso é o intercâmbio entre orquestras profissionais e músicos diplomados além do aprofundamento no repertório orquestral de várias épocas.
Mestre em “Músico de Orquestra” na Academica “Orchesterzentrum NWR” que é um convênio entre todas as orquestras sinfônicas e faculdades superiores de música do estado Nordheinwestfalen (Alemanha). teve como mentor o renomado prof. Christopher Houlding (Inglaterra). O Objetivo deste curso é o intercâmbio entre orquestras profissionais e músicos diplomados além do aprofundamento no repertório orquestral de várias épocas.
Atualmente trabalha como
professor de trombone e improvisação no curso,
Bacharelado em Música, oferecido pela UEPA em convenio com a Fundação
Carlos Gomes e é trombonista baixo da OSTP (Orquestra Sinfônica do Theatro da
Paz)
LUCAS PHILIPPI
PERCUSSÃO ERUDITA
Começou a estudar aos
8 anos de idade
Em 2002 cursou aulas de bateria e percussão no Grupo Musical União Josefense.
Em 2004 cursou aulas de bateria na Estácio de Sá (Prof. Glauco Valença (UDESC))
Pela Estácio de Sá, participou do curso de MPB/ JAZZ (Prof. Glauco Valença (UDESC))
Em 2007 iniciou no curso de bateria da EMRB (Escola de Musica Rafael Bastos), método IM&T.
Na EMRB, fez disciplina de Percepção Rítmica (Prof. Clóvis Reis (Tatuí))
Ainda na EMRB, fez curso de Técnica de Caixa (Prof. Rafael Bastos)
Participou de Masterclasses com: Giba Favery, Fabio Schneider, Kiko Freitas, Caito Marcondes, Edu Ribeiro dentre outros.
Em 2011 ingressou na faculdade de licenciatura em música – UDESC, tendo aulas de: História da Música (Marcos Holler), Teoria e Harmonia (Sérgio Freitas (UNICAMP)), Prática em Conjunto (Léo Garcia), entre outras.
Ingressou na Orquestra Jovem - Instituto Franklin Cascais (Maestro Carlos Alberto)
Recebeu o 1º Lugar no Festival de Bateristas de Blumenau (Bateras Blu)
Em 2012 Ingressou no curso de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Ao ingressar no conservatório fez participação especial no Grupo de Percussão Profissional.
Atualmente toca na Banda Sinfônica Jovem, Vibraphone no Grupo Jazz Combo Jovem, no Grupo de Percussão Profissional, e percussão no Grupo Eolos in Quintet’s.
WESLEY SAMPAIO
Em 2002 cursou aulas de bateria e percussão no Grupo Musical União Josefense.
Em 2004 cursou aulas de bateria na Estácio de Sá (Prof. Glauco Valença (UDESC))
Pela Estácio de Sá, participou do curso de MPB/ JAZZ (Prof. Glauco Valença (UDESC))
Em 2007 iniciou no curso de bateria da EMRB (Escola de Musica Rafael Bastos), método IM&T.
Na EMRB, fez disciplina de Percepção Rítmica (Prof. Clóvis Reis (Tatuí))
Ainda na EMRB, fez curso de Técnica de Caixa (Prof. Rafael Bastos)
Participou de Masterclasses com: Giba Favery, Fabio Schneider, Kiko Freitas, Caito Marcondes, Edu Ribeiro dentre outros.
Em 2011 ingressou na faculdade de licenciatura em música – UDESC, tendo aulas de: História da Música (Marcos Holler), Teoria e Harmonia (Sérgio Freitas (UNICAMP)), Prática em Conjunto (Léo Garcia), entre outras.
Ingressou na Orquestra Jovem - Instituto Franklin Cascais (Maestro Carlos Alberto)
Recebeu o 1º Lugar no Festival de Bateristas de Blumenau (Bateras Blu)
Em 2012 Ingressou no curso de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Ao ingressar no conservatório fez participação especial no Grupo de Percussão Profissional.
Atualmente toca na Banda Sinfônica Jovem, Vibraphone no Grupo Jazz Combo Jovem, no Grupo de Percussão Profissional, e percussão no Grupo Eolos in Quintet’s.
WESLEY SAMPAIO
Começou seus estudos com seu pai, Elias Sampaio, aos 9 anos de idade com a flauta doce, participando de vários grupos na escola de Música Walkíria Lima-AP. Aos 11 anos começou o estudo da flauta transversal ainda com seu pai. Estudou com professor Benjamim Monteiro, onde teve um vasto conhecimento na área do choro, gênero este que o colocou em evidência no Estado do Amapá, mesmo com apenas 13 anos de idade. Ja participava de gravações, shows, recitais. Tocou com os grandes nomes da MPA, Música Popular Amapaense, como Zé Miguel, Amadeu Cavalcante, Osmar Junior, dentre tantos outros.
Participou ativamente da vida músical de seu pai, como músico da Orquestra Jovem do Estado do Amapá, Amapá Jazz Big Band, Grupos de Choro.
Sempre continuando seus estudo, aos 17 anos conhece o Maestro João Carlos Martins, que lhe oferece uma bolsa de estudos no Estado de São Paulo com o renomado flautista Edson Beltrami. Fruto de um ano de estudo, se apresenta como solista na Sala São Paulo, acompanhado da Orquestra Bachiana, sob a regência de seu professor Edson Beltrami.
Após isso ingressa no Conservatório Dramático e Musical de Tatui-SP, e após um curto perído é aprovado como aluno bolsista da Banda Sinfônica do Conservatório e flautista convidado da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatui. Atualmente se encontra estudando no referido conservatório.
ANDRÉ PANTOJA
CLARINETA
MARCOS PUFF
SAXOFONE
Clarinetista
Amapaense, iniciou seus estudos em 1998 no CEP de Música Walkíria Lima,
Macapá-Ap, na classe do Professor João neto (Vigia-Pa). Formou-se técnico em
música, no instrumento Clarineta, pelo Centro de Educação Profissional de
Musica Walkíria Lima, sob orientação do professor Benjamim Melo Monteiro,(Pa).
Participou
da formação de diversos grupos musicais no Estado do Amapá, como: Orquestra Primavera (primeira Orquestra do Estado do Amapá), e Orquestra Jovem do
CEPWL.
Participou
de master class com nomes importantes da música brasileira e mundial como:
Paulo Sérgio Santos (Rj), Pedro Robatto (Bahia), Fernando Cerqueira (Bsb),
Andre Kerver (HOL), Ademir Jr (Bsb) Iam Guest (Hungria), Frank Billot (França).
Atua como
instrutor de música desde o ano de 2007 no CEP de Música Walkíria Lima,
Macapá-Ap, em matérias teóricas, solfejo e clarineta.
MARCOS PUFF
SAXOFONE
Marcos Vinícius
Rodrigues Cardoso, “Marcos Puff”. Iniciou seus estudos no Clube Musical União Vigiense
fundado em 1916, aos 11 anos de idade, foi incentivados pelos seus pais na
cidade de Vigia de Nazaré (PA) a estudar música no referido clube, seu início
musical foi com o profº Paulo Henrique (PA), Paulo Coutinho (PA). Na região do
salgado o mesmo artista atuou em diferentes grupos e coletivos como: Banda União
Vigiense (1916), Conjuntos de Carimbó, Banda Grupo da Terra e outros grupos
Tradicionais como “Bois e Pássaros Juninos”, até sua ida para a cidade de São
Paulo aos 17 anos onde estudou com o Profº Demétrio Santos Sax Leader da Jazz
Sinfônica (SP) e Nailor Proveta da Banda Mantiqueira(SP), tocou no grupo Ases
do Jazz da BASP(SP) onde através de uma seleção passou em 1º lugar para compor
a Banda de Música da Base Aérea de São Paulo(BASP). Aos 21 anos retorna para a
cidade de Vigia retomando os trabalhos no Clube Musical União Vigiense aos 22
anos de idade é convidado pela superintendente da Fundação Carlos Gomes Glória
Caputo para ocupar a cadeira de profº de saxofone no conservatório Carlos Gomes
(1994-2007), aos 23 é aprovado em concurso público para profº da escola de
música da Universidade federal do Pará (EMUFPA), desde
então Marcos Cardoso vem desenvolvendo trabalhos na área de formação técnica do
saxofone. Foi 1º clarinete da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz (2006/2008).
Já tocou em companhia de artistas regionais, nacionais e internacionais, como:
Bilie Blanco, Verequete, Hebe Camargo, Guinga, J.J. Jackson (USA), Ian Guest (USA),
Arismar e Tiago do Espírito Santo, Toninho Horta, Vadim Klokov (RUSSIA), Mini
Paulo, Ney Conceição, Carlos Malta, Raul de Souza e outros grandes artístas. No
ano de 2008 foi 1º Lugar com a composição de Nêgo Nelson e 2º lugal com a
composição de Jacinto Kawage no festival de música instrumental de Macapá
(FEMINSAP). Tocou p/ os presidentes de países Latino-Americanos no Fórum Social
Mundial em Belém do Pará (2008). Foi convidado para ministrar oficinas no 7º
jazz festival de joinville em Santa Catarina (2009). Foi diretor do Teatro
Experimental do Pará Waldemar Henrique (2007-2010), é músico da Amazônia Jazz
Band desde 1994, em 2011 foi convidado para ser profº do 1º encontro de saxofones
do estado do Amapá (Banda do Corpo de Bombeiros AP) ministrando oficinas de
técnicas de improvisação para a comunidade artístico-musicais do estado supracitado. Fez turnê em 2011 pela França onde tocou nos
festivais de jazz de Saint André de Sangonis e Montpellier com o baixista
Paraense Marcos Borges, e com os músicos Brasileiros Toninho Horta e Raul de
Souza em Genebra no Music ete Fetês Festival, também com o grupo Mazombo nos
festivais de jazz de Montreux e no aniversário de 1379 anos da Suíça em Genebra
onde foi muito elogiado pelo público e crítica que ali se encontravam.
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